DIY - DRL (luz diurna)
|
04/08/2014, 16:22
![]() |
|||
|
|||
DIY - DRL (luz diurna)
Algo que deverÃamos ter no Brasil, como acontece na Europa, era a obrigatoriedade dos veÃculos terem uma luz diurna.
Na internet já descobri alguns DRLs para o City, que ficam instalados na moldura do farol de neblina. Porém, quebrei a cabeça para ter encontrar uma outra solução. Instalei um DRL no mesmo lugar das setas. ![]() Tive muita dificuldade para encontrar um lâmpada que fosse ao mesmo tempo DRL e setas. Cheguei a comprar uma lâmpada de led com 30 leds brancos e 30 leds laranjas, porém eram muito fracos e com defeito. Depois de pesquisar bastante encontrei no eBay a seguinte lâmpada: Lâmpada LED 1157 dual color (white / ambar) switchback ![]() O link do vendedor do eBay é: http://www.ebay.com/itm/161134525390?ssP...1439.l2648 Essa lâmpada é muito interessante. Ela é possui 2 pólos do tipo P21/5W, um pólo para a cor branca e outro para a cor laranja. Quando a lâmpada está no modo DRL, a luz branca fica acesa. Quando está no modo seta, automaticamente a luz branca apaga e a luz laranja fica piscando. Depois de desligar a seta, após um ou dois segundos a luz branca acende novamente (similar aos DRLs da Audi). Não é necessário nenhum módulo adicional, somente ligar o pólo do DRL no ACC ou IG e ligar o pólo da seta na seta. Para fazer a ligação da lâmpada, tive que comprar outro soquete da lâmpada da seta. Achei no Mercado Livre no link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-5...FromParent Como o soquete da seta é de 1 pólo apenas, tive que fazer uma adaptação. SOQUETE Retirei os contatos do soquete (são dois contatos, um para um pólo e outro para o terra). Fiz 3 furos no soquete para a passagem dos fios. LÂMPADA Soldei 3 fios na lâmpada. 1 fio para o terra. 1 fio para o DRL. 1 fio para a seta. Encaixei a lâmpada no soquete e passei os 3 fios pelos furos no soquete. Como a lâmpada da seta é LED, soldei entre o fio terra e o fio da seta o resistor que veio junto com as lâmpadas. Sem o resistor, a seta piscará mais rápido. Aproveitei o próprio soquete da seta para ligar os fios terra e seta da nova lâmpada. Para ligar o DRL, puxei um fio do conector de acessórios que fica na caixa de fusÃveis até o farol. Fiz a ligação na opção IG2, que é um estágio depois do ACC, ou seja, o DRL ficará aceso quando a chave estiver nessa posição (luzes do painel acesas) ou quando o carro estiver ligado. ![]() https://youtu.be/_oCdXAAmZvs |
|||
05/08/2014, 08:37
![]() |
|||
|
|||
RE: DIY - DRL (luz diurna)
Parabéns pelo ótimo tutorial, realmente fica bem legal esse esquema!
Fundador e Administrador Honda City Clube do Brasil www.hondacityclube.com.br Curta nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Twitter e no Google+ para ajudar nossa comunidade a crescer! |
|||
09/02/2015, 22:08
![]() |
|||
|
|||
rtkj
esse soquete que você precisava não é o 1157 que já vem com os 2 polos + terra? será que esse 1157 (http://www.aliexpress.com/item/2pcs-lot-...85718.html) encaixa no espaço que tem no city para as setas? |
|||
10/02/2015, 15:36
![]() |
|||
|
|||
queroumcity
Eu comprei o soquete original do City para evitar adaptar qualquer outro soquete e depois ter problema de infiltração (de água ou poeira), pois como fica no cofre do motor pode sofrer com a infiltração. Como o soquete original é de apenas um pólo, tive que "adaptar" e soldar os fios nos pólos. Se pesquisar mais talvez encontre um soquete de dois pólos que sirva perfeitamente... |
|||
29/12/2016, 13:24
![]() |
|||
|
|||
Bom vou contar todo o processo da instalação do DRL no Honda City 2015.
Comprei no Aliexpress na loja SNCNLED em agosto. https://pt.aliexpress.com/item/49-Discou...=200000226 Têm modelos diferentes neste anúncio, o que comprei foi o que é só branco. ![]() Paguei R$320,00 mais R$80,00 de taxa da Receita, então R$400,00 no total. Hoje está uns 10 dólares mais barato. Demorou uns 2 meses pra chegar, tempo normal. No mesmo dia que chegou fui testar pra ver se estava tudo ok. Liguei direto no Positivo e Negativo e tudo estava funcionando bem. Tentei ver como seria a fixação no parachoque e retirei a moldura do milha com auxilio de espátulas de plástico. Quando encaixei o DRL vi que não ficou perfeito e fiquei com medo que soltasse e caÃsse na rua então desmontei, nisso um dos encaixes se quebrou, mais um motivo pra eu fazer a instalação com calma. Desde outubro estava esperando uma folga pra conseguir fuçar e foi agora entre natal e ano novo. Estava com ideia de colocar estes "parafusos" ![]() Mas não deu certo porque não tem onde encaixar no parachoque atrás da moldura. Pensando muito resolvi retirar todo o parachoque para descobrir um jeito seguro. E resolvi com abraçadeiras. Na foto abaixo mostra onde coloquei as abraçadeiras e também onde está quebrado a parte da presilha do DRL. ![]() Agora sim fiquei satisfeito. Pra colocar as abraçadeiras no DRL tive que abri-lo e fazer um furo na parte preta o que não prejudicou em nada. Dá pra fazer sem tirar o parachoque? Acho que dá sim, se o DRL que vc comprar vier com encaixes melhores que o meu, dá sim. Coloquei o parachoque no lugar e agora a hora da instalação elétrica. Tentei levar num auto elétrico mas nesta cidade a mão de obra é horrÃvel e também entendi que auto elétrico conhece de bateria, alternador, motor de partida e o que eu deveria buscar era uma loja de acessórios. Vi alguns vÃdeos no Youtube sobre como localizar um ponto ACC pós chave e achei que não é nada complicado se vc tem um multÃmetro e assim encontrei o fusÃvel 30 na caixa de fusiveis que fica no compartimento do motor. ![]() O ponto ACC pós chave nada mais é do que um ponto que fica energizado 12V após dar contato na chave. E é o que eu quero, ligo a chave o DRL liga e fica assim até eu desligar o carro. No ponto do fusÃvel 30 liguei o cabo vermelho (positivo) do DRL e na bateria liguei o preto no negativo e pronto. ![]() A ligação foi feita assim, retire o fusÃvel e tente recolocar ele com o fio vermelho junto de forma que possibilite o contato com a parte metálica. Pra que a caixa de fusÃvel possa ser fechada passei o cabo em uma fresta existente como dá pra ver na foto. Pronto, agora só falta trocar as luzes amarelas por leds ou crystal vision. ![]() ![]() Também fiz um vÃdeo rápido pra dar uma ideia de como ficou. https://youtu.be/PunurHrGRYE Espero que tenha ajudado alguém. Abraços. |
|||
26/01/2017, 09:38
![]() |
|||
|
|||
Caramba.
Ficou espetacular. Parabéns. |
|||
« Anteriores | Seguintes »
|