Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
DIY - Sensor Crepuscular
06/08/2014, 11:19
Resposta: #1
DIY - Sensor Crepuscular
Acho esse acessório super bacana: sensor crepuscular.

Acho bacana porque esses acessórios que conferem conforto/automatização são muito útes: por exemplo, o módulo que levanta os vidros ao acionar o alarme (é muito útil não é verdade?)

O sensor crepuscular é muito útil (no meu ponto de vista), pois ao escurecer, automaticamente acendem o farol, e ao amanhecer, apagam o farol. É útil também para túneis, garagens cobertas, etc. Além disso não deixam o farol aceso caso esqueçamos de desligar o farol, principalmente em um dia chuvoso (já observou um carro estacionado com a lanterna ou farol aceso?).

No meu anterior carro (VW Polo Sedan), após muita pesquisa na internet, encontrei um fórum inglês que comentava um módulo com sensor crepuscular plug and play para o Polo/Golf.

Quando comprei o meu primeiro Honda, um City, comecei a pesquisar na internet um módulo com sensor crepuscular que fosse plug and play.

Depois de muita pesquisa e um pouco de coragem, resolvi comprar pelo eBay um módulo desse, que fosse plug and play. Recebi semana passada e está funcionando perfeitamente.

Comprei desse vendedor do eBay. Apesar dele anunciar o módulo para o Ford Focus, ele tem também para Honda City/Fit/CRV/Civic que tenham o conector de 12 pinos na chave de seta.

http://stores.ebay.com/karmay999/

A emoção foi tanta que esqueci de tirar fotos do módulo quando chegou, mas as fotos do anúncio já ajudam.

[Imagem: _761246708_411.jpg]
[Imagem: _761246715_595.jpg]
[Imagem: _761246739_583.jpg]

O kit é composto de:
1 módulo
1 chicote
1 sensor de luz

Não é necessário trocar a chave de seta por uma que tenha a posição AUTO, esse módulo funciona com a chave de seta original.

INSTALAÇÃO

Para começar, será necessário desmontar um monte de peças de acabamento do seu carro. Lembre-se de guardar os parafusos e travas em um saquinho para não perdê-los. Também é recomendado marcar a origem deles, para facilitar a resposição ao final da instalação. E antes de mais nada, desligue o cabo negativo da bateria para evitar possíveis problemas durante a instalação!

É necessário ter acesso a:
- chave de seta que fica na coluna de direção
- caixa de fusíveis

Acessando a chave de seta, basta retirar o plug de 12 pinos da chave de seta e ligar no chicote do módulo. O chicote do módulo possui um conector fêmea e uma conector macho.

No chicote do módulo há outros dois conectores, basta conectá-los no módulo (não tem erro, a quantidade de pinos é diferente).

O sensor de luz deve ser instalado no para-brisas. Eu instalei próximo da coluna do lado do motorista, um pouco abaixo do degradê do para-brisas.

Passei o fio do sensor de luz por dentro do acabamento da coluna e conectei no módulo.

No chicote há ainda dois outros fios, um vermelho e um laranja. Esses fios estão soldados com um fusível, para facilitar a ligação na caixa de fusíveis.

O fio vermelho deve ser ligado em ACC. No meu caso eu liguei na posição 13 da caixa de fusíveis (isqueiro, tomada de alimentação para acessórios). Eu retirei o fusível original e conectei o fusível do fio vermelho do chicote.

O fio laranja deve ser ligado em 12 volts (positivo). No meu caso eu liguei na posição 9 da caixa de fusíveis (no meu estava vago).

FUNCIONAMENTO

O módulo funciona da seguinte forma:

A chave de seta está na posição "desligada". Quando eu ligo o carro, se estiver escuro, após 1 ou 2 segundos, automaticamente o farol baixo é aceso. Dependendo da intensidade de luz (entardecer) somente a lanterna é acessa, ou seja, se não estiver muito escuro, acende primeiro a lanterna para depois acender o farol.

Esse módulo permite acionar manualmente os faróis. Por exemplo: está dia e você quer acender os faróis. Basta girar a chave de seta para a posição "lanterna" ou "farol".

Esse módulo permite desligar o modo AUTO após a carro ligar. Por exemplo: esta noite e você não quer deixar os faróis acesos após ligar o carro. Basta girar a chave de seta para a posição "lanterna" e voltar para a "desligado", os faróis que estavam acesos ficarão apagados o agora estará no modo MANUAL, ou seja, é necessário girar a chave de seta para acender a lanterna ou os faróis.

Toda vez que eu ligar o carro, o módulo estará em modo AUTO, ou seja, o farol vai acender automaticamente se estiver escuro. Se for dia, o farol não acende.

FUNÇÃO COMING / LEAVING HOME
Esse módulo ainda tem mais duas funções: coming / leaving home.

O coming / leaving home é a funcionalidade de deixar os faróis acesos por 30 segundos após o carro ser desligado (somente se estiver escuro, durante o dia não funciona). É útil para quem mora em casa e a garagem é escura, pois permanece o farol aceso até abrir a porta. Quando o alarme original é desativado, ele acende os faróis por 30 segundos ou até que seja dada a partida do carro. É útil quando estamos em um local escuro, até mesmo para localizar o carro.

O único inconveniente é que o alerta de faróis acesos fica apitando até a porta do motorista ser fechada.

Ainda não descobri como desativar essas funcionalidades (coming / leaving).

O manual que veio na caixa está todo em chinês (se alguém puder traduzir, será de grande ajuda).
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 

Mensagens neste Tópico
DIY - Sensor Crepuscular - rtkj - 06/08/2014 11:19
RE: DIY - Sensor Crepuscular - Admin - 06/08/2014, 16:53
RE: DIY - Sensor Crepuscular - rtkj - 07/08/2014, 17:04
RE: DIY - Sensor Crepuscular - rtkj - 08/08/2014, 09:33
RE: DIY - Sensor Crepuscular - rtkj - 10/08/2014, 19:48
RE: DIY - Sensor Crepuscular - estevanvisoto - 21/08/2014, 09:18
RE: DIY - Sensor Crepuscular - rtkj - 22/08/2014, 10:56
RE: DIY - Sensor Crepuscular - rtkj - 19/12/2014, 15:30